domingo, 28 de junho de 2009

Metodologia ou Tecnologia? Saia da zona de conforto!

A mudança de forma geral é algo que inquieta e exige novas posturas e adaptações para que realmente aconteça. Quando se fala em mudança na educação é preciso reunir vários elementos que a caracterizem como necessária e benéfica para seu meio social, uma vez que a mudança pode ser tanto para melhor como para pior.
A idéia de mudança na educação implica aspectos históricos, culturais, sócio-econômicos, tecnológicos, biológicos, enfim, implica uma série de setores, por isso é difícil caracterizar a mudança como algo instantâneo, já que ela só acontece como processo e atrelada a vários elementos.
Tudo que é confortável se torna hábito, aqui incluídas as modalidades de pensamento e de comportamento —, que conduz o ser humano ao medo da mudança ou ao medo de sair da nossa Zona de Conforto, contribuindo para a produção estanque de paradigmas.
Então qual é a zona de conforto? É a área de segurança. É nela que o indivíduo se sente firme, com os pés no chão. Onde estão catalogados antigos hábitos e todo conhecimento adiquirido. Aquele planejamento de dez anos atrás é o “conforto”. Se for dado um passo fora da Zona de Conforto, sente-se aflição, ansiedade, insegurança e medo. Medo do novo, do desconhecido. E o processo de aprendizagem, aliado ao de crescimento, transita na área do desconhecido, do novo, portanto fora da tal zona.
Para cada obstáculo ou barreira, existe soluçã. Para cada aspecto negativo, existe o positivo. Para o desânimo, existe o ânimo. Para aprendizagem, existe o ensinamento. Não se deve esquecer que os desacertos com o processo de aprender estão diretamente ligados aos medos, às crenças e às atitudes. Portanto, urge a mudança da maneira de pensar, de agir, saindo gradualmente da Zona de Conforto, na aventura deliciosa que é o terreno do aprendizado. Escalar a montanha do medo, atravessar o rio das crenças e colocar as atitudes no primeiro lugar do pódio, ganhando a corrida, vencendo os entraves e as barreiras e levando, como prêmio, a conquista do aprendizado.
O vídeo abaixo vem mostrar justamente o que acontece com quem muda de tecnologia sem mudar a metodologia.
Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário