sábado, 27 de junho de 2009

A criança é ativa, indisciplinada ou hiperativa?

Encontrei o texto abaixo na internet e achei-o muito interessante, afinal muitas encontrei professores, pais, orientadores educacionais e coordenadores e pedagógicos fazendo esta pergunta: Esta criança é ativa, indisciplina ou hiperativa?

No cotidiano da sala de aula, muitas vezes nos deparamos com alunos agitados que não conseguem ficar parados. Esses alunos, tiram brinquedos dos colegas, correm de um lado para o outro, não ficam muito tempo em um só lugar, nuncam terminam as tarefas solicitadas e algumas vezes tornam-se agressivos. Esses comportamentos que geralmente são confundidos como indisciplina e caracterizados como hiperatividade. É importante que a família e a escola conheçam os sintomas e aprendam a lidar com esse problema, pois quanto mais cedo for diagnosticado melhor, a demora no tratamento pode trazer sérias consequencias para o desenvolvimento da criança.
Todo cuidado é pouco na hora de avaliar o comportamento de uma criança. O ideal é procurar ajuda de um especialista em comportamento infantil para distinguir entre a criança ativa e energética e a criança hiperativa.
As crianças hiperativas entendem as regras, instruções e explicações, o problema é que elas tem dificuldade em acatá-las.
A criança hiperativa, apesar da "dificuldade de aprendizado" em geral é muito inteligente, sabe que determinados comportamentos não são aceitáveis, mas apesar do desejo de agradar e de ser educada, ela não consegue se controlar e assim pode ocorrer a vergonha, o desânimo e até a depressão. Ela sabe que é inteligente e capaz, mas não consegue desacelerar o sistema nervoso para respeitar regras, limites, tempo, espaço. Muitas vezes, devido a essa falta de controle, ela fica perturbada com suas incapacidades, e passa a sofrer de estresse, tristeza e baixa estima. A família, a escola e todos que convivem com a criança hiperativa precisam entender que ela não é assim porque quer. É um problema que precisa ser aceito, entendido e tratado. É necessário nesse momento, que a escola interfira de forma positiva, possibilitando meios para que esse aluno sinta-se em um ambiente acolhecdor, seguro, com profissionais capazes de entender que cada um é um ser único com suas diferenças, capacidades e dificuldades. Com AMOR, CARINHO, ATENÇÃO poderemos ajudar muito a reverter esse quadro.

Texto de Edna Maria de Almeida Santos Paixão - Psicopedagoga

2 comentários:

  1. Olá!
    Existe TDAH sem hiperatividade?

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  2. Existe sim.
    Costuma-se ver em muitos textos, livros, o Transtorno TDAH ser chamado de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção). Isso porque é mais fácil de se falar e porque nem todos têm o H do hiperativo físico, embora a hiperatividade mental esteja sempre presente.

    Oficialmente no entanto, o nome correto é TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) uma vez que Distúrbio tem a característica de ser passageiro (ex: distúrbio estomacal) e Transtorno não, ele é crônico como no caso do TDAH.

    É importante lembrar que Défit de Atenção não significa que a pessoa nunca tenha atenção.

    Quando motivados ou desafiados os portadores de TDAH têm o poder de hiperconcentração.

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